Bisque de tomate: Além do Miojo
maio 9, 2012  /  By:   /  Além do Miojo, Gastronomia, Uncategorized  /  2 Comments

A receita simples que Guilherme Teixeira nos apresenta é muito gostosa. E o curioso é que experimentei quente e fria, também. Muito boa.

Variação da receita (uma outra opção):

Ingredientes:
2 kg de tomates maduros e firmes, sem pele e cortados em pedaços
2 cebolas cortadas em pedaços
4 dentes de alho
1 cenoura inteira descascada
1 pedaço médio de aipo sem casca
1 copo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de azeite
4 cravos da índia
1 colher de sopa de açúcar
1 punhado de salsa picada
1 colher de chá de folhas de tomilho
sal a gosto
1 pitada de pimenta do reino em pó
folhas de manjericão para enfeitar

Modo de Preparo:

Em uma panela aqueça o azeite e acrescente o alho e a cebola até amolecerem. Em fogo alto, acrescente os tomates e mexa com uma colher de pau para amassá-los. Acrescente o caldo de galinha, a cenoura e o aipo inteiros, os cravos, o açúcar e deixe ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e acrescente as ervas, o sal e a pimenta do reino. Cozinhe por  aproximadamente 1 hora para reduzir e engrossar. Desligue o fogo, retire a cenoura, o aipo e os cravos da sopa e despreze. Deixe esfriar um pouco, bata a sopa no liqüidificador e depois passe pela peneira. Se achar necessário, retorne ao fogo para aquecer. Enfeite com algumas folhinhas de manjericão fresco e sirva bem quente.
Dica: Fatie um pão de ciabatta em rodelas e esfregue um dente de alho amassado sobre elas. Disponha as fatias sobre uma assadeira, derrame um fio de azeite sobre elas, tempere com uma pitada de sal marinho, salpique ervas de sua preferência e leve ao forno até que estejam douradas. Sirva como acompanhamento da bisque.

 

Sobre o autor :

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional.

Comentários no Facebook

Escreva um comentário