New Koto – O melhor Japa
novembro 1, 2016  /  By:   /  Melhores Restaurantes  /  Sem comentários

New Koto. Decididamente, um dos melhores restaurantes de Brasília. De todos os que temos aqui, o meu preferido é, mesmo, o New Koto. Pela excelência e autenticidade dos pratos japoneses que eles oferecem. O fundador foi o imigrante Ryozo Komiya, que criou o Koto e Kosui, depois de sua passagem pela Embaixada Japonesa

Fundado em 1976 pelo imigrante japonês, Ryozo Komiya, o New Koto mantém a tradição criada pelo cozinheiro, que também trabalhou com o Koto e Kosui após sua saída da cozinha da Embaixada Japonesa. Depois da morte de Komiya, em 2014, seu filho Cristiano Komiya assumiu, com grande competência, o New Koto, preferido também dos japoneses que vivem ou passam por aqui. Quando grandes autoridades japonesas vinham ao Brasil, especialmente o Imperador, Komiya oferecia no jantar de gala os sashimis dentro de iglus de gelo, (foto)

O ambiente, reformado, é clean, paredes brancas com leques orientais, transparecendo muita limpeza. Se chegar sozinho, vá ao balcão, uma experiência interessante. Dali você ainda assiste ao desfile da chegada dos enormes peixes frescos, que garantem a qualidade dos pratos. De entrada, sempre peço o gyoza , que é uma espécie de pastelzinho, de massa finíssima, recheado de carne de porco e verduras. Muito bom.

Bem, mas o que atrai a quase todos é o sushi e sashimi, né? Os barcos, preparados à nossa frente, um “combinado”de 50 peças leva até você sashimis, nigiris e hossomakis de salmão, anchova negra, atum e robalo. Sushi e sashimi, para mim, nunca são o prato principal, porque gosto da comidinha quente, na verdade. Quando não vou de “combinado”, peço as estrelas do salão, as vieiras que vêm em duas conchas sobre sal pegando fogo. Lindas. Mais que isso, deliciosas! As vieiras são passadas na manteiga com os cogumelos shimeji, um pouco de alho e, por cima, cebolinha picada. E você só vai ter essa experiência gastronômica lá, porque é criação deles.

Quando a pedida é um prato quente, vamos katsudon, lombo suíno à milanesa, guarnecido de arroz, ovo mexido, hondashi (caldo de peixe) e molho de cebola, shiitake e shoyu. Ou o tradicional Yakissoba, massa com vegetais e carne bem macia. 

Não tomo sakê, embora veja as muitas opções de marca que ele têm por lá. E para a surpresa dos que gostam do vinho, como eu, Cristiano já tem uma adega razoável para nos oferecer. Sorte nossa, vem melhorando muito.

Além da indiscutível qualidade da comida, quero salientar outros dois pontos fortes do New Koto: a suavidade de Cristiano Komiya e a gentileza da equipe de salão.

SCLS 212, bloco C, loja 20 

Fone: (61) 3346-9668

https://www.facebook.com/pages/New-Koto

Outros restaurantes que indico: http://monicanobrega.com.br/category/melhores-restaurantes-de-brasilia/

Motivação, Saúde e Bem-Estar – Vídeo todo dia
Inscreva-se no Canal
http://www.youtube.com/viverembrasilia

Sobre o autor :

Comunicadora, redatora, radialista, palestrante motivacional.

Comentários no Facebook

Escreva um comentário